sábado, 30 de abril de 2011

Briza Arte na exposição de 35 anos da Ticket


Briza Arte na exposição de 35 anos da Ticket
Em plena avenida paulista, um dos pontos turísticos mais importante e característico de São Paulo, mais especificamente no Conjunto Nacional, que possui apartamentos residenciais, escritórios, lojas comerciais, academia, cinema, teatro, restaurantes, além da maior livraria da América Latina em área construída, a Livraria Cultura. O edifício, onde trabalham 15 mil pessoas e onde circulam diariamente outras 30 mil, será palco a partir do próximo dia 30 de abril, de uma exposição de Arte Urbana em comemoração os 35 anos de história da Ticket. Empresa que esta presente na vida de milhares de trabalhadores brasileiros. Os artistas do Coletivo Briza serão responsáveis pela mostra, que abordará temas como mudança nos hábitos sociais e de consumo, a melhora na qualidade da alimentação, e o estimulo a alimentação saudável.

Em 1976, tiveram início às ações da Ticket, mesmo ano da criação do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) o que estimulou as empresas a fornecerem o benefício refeição-convênio aos seus colaboradores, permitindo assim redução das despesas do imposto de renda. Começava então uma nova relação entre os trabalhadores e as empresas, com uma atenção especial à alimentação, o que resultou em bem-estar e produtividade dos profissionais.

“A trajetória da nossa empresa ligada à história do trabalhador brasileiro pode oferecer ainda mais benefícios à sociedade. Essa será a mensagem final da exposição, em que trataremos também da importância da cultura como alimentação para a alma dos trabalhadores”, acrescenta Rodrigo Cândido, gerente de Marketing e Comunicação Institucional da Ticket.

A Ticket que também apoia projetos sociais para democratização da cultura e do esporte, como a Semana Ticket Cultura e Esporte, que já atraiu desde 2007 mais de 300 mil pessoas, com atividades gratuitas para toda população. Dessa vez, não poderia ter feito escolha melhor, os jovens artistas do Coletivo Briza serão responsáveis por todo conteúdo visual da exposição.

“O Coletivo respira arte. Nossa raiz vem do skate e o skate é pura arte. Sabemos a importância de participar de exposições como esta, em espaços inusitados para exposições coletivas e com total liberdade para criação de obras em suportes diversos, o que sempre deixa a marca do Coletivo.” Explica Charles Silva, Designer e fundador do Coletivo Briza. O Briza Arte já participou de diversas mostras, entre elas: Exposição no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Centro de Movimento Deborah Colker , Festival o “GritoRock” América do Sul – Circo Voador, além de uma mega pintura de uma Lona Cultural - Jacob do Bandolim. O Coletivo vem desenvolvendo cidadania em várias vertentes da arte, esporte, design e comunicação no Rio de Janeiro.

“O convite da Agência Carioca Binky nos trouxe mais um desafio, montar uma exposição para Ticket , com o dedline apertado e o peso de ser a nossa primeira exposição fora do Rio. Mas, os desafios do inusitado nos faz crescer , caminhar, e o resulto é sempre positivo.” Charles Silva.
Serviço

Exposição: A história da alimentação do trabalhador brasileiro (Entrada franca)
Local: Condomínio Conjunto Nacional à Avenida Paulista, 2073 - São Paulo – SP (galeria da Rua Padre Joao Manuel)
Coletivo Briza participará do lançamento
às 18hs.
Os artistas do BrizaArte
convidam amigos e parceiros para um bate-papo.
Data: 30 de abril a 14 de maio de 2011
Horários: De segunda a sábado, das 7h às 22h. Domingo e feriados, das 10h às 22h.
Parceria Macinrio
Por Amanda Menezes
Jornalista Coletivo Briza


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Coletivo Briza Criatividade Contagiante

Cores - Amanda Menezes Jornalista do Coletivo por Dhani Borges

Em Foco - Amanda Menezes e João Pedro

Recorte - Bruno Santana e Charles.Silva

Marcello Cantarini, Tabata Brito e Amanda Menezes

Bruno Santana

Tinta - Nosso combustível

Detalhes - João Pedro

Marcello Cantarini


Coletivo Briza - Brasil


Em um processo de criação instigante, os artistas do Coletivo Briza se deleitam em meio às cores e idéias numa onda de criatividade contagiante. Assim, pode-se descrever os últimos dias do BrizaArte que produz para participar de uma exposição em São Paulo nos próximos dias.

Há quem diga que o processo é mais estimulante que o finalmente e, de fato deve ser. No Studio não poderia ser diferente, alegria, descontração, e produção a todo vapor, o olhar de cada artista para o tema proposto revela uma pluralidade Briza de ser. O nosso fotógrafo Dhani Borges esteve presente e registrou um pouco do que será visto em breve na exposição. Os artistas ainda falaram sobre suas inspirações no momento de criação, mas aos poucos, as palavras tornaram-se desnecessárias. Já dizia nosso ilustre poeta Ferreira Gullar: A Arte existe, PORQUE a vida não Basta!

O Briza Arte entra na fase de finalização e no dia 29 de abril o Coletivo Briza segue para São Paulo para participar da vernissage, até lá a sensação é única: Sucesso.

Por | Amanda Menezes
Fotos | Dhani Borges

+ http://www.dhanib.com

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo






A convite da Rems ( Rede Esporte Pela Mudança Social ) a qual o Briza faz parte, entre os dias 06 e 7 de Abril alguns jovens do Briza vão participar do encontro que acontece aqui em nossa Cidade.


O contexto:


Nos próximos anos, muito vai se falar sobre esporte no Brasil. Em menos de uma década, o país sediará os maiores eventos esportivos do planeta. Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol acontecerá em 12 cidades do país. Dois anos mais tarde, em 2016, será a vez do Rio de Janeiro receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
Estes megaeventos esportivos terão grande visibilidade não somente no país inteiro, mas também a nível mundial. O cenário não poderia ser mais propício para se refletir sobre o quanto o esporte é parte da vida e do imaginário de crianças e adolescentes. E o quanto ele pode contribuir para seu desenvolvimento integral. A realização dos megaeventos esportivos apresenta-se como fato que tem alto potencial de aceleração e intensificação das dinâmicas de defesa, promoção e garantia dos direitos de cada criança e adolescentes do país.
O fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas torna o momento especial para incluir as práticas esportivas na rotina de crianças e adolescentes brasileiros. Garantir esse direito a cada criança e cada adolescente é um desafio que só poderá ser enfrentado com a união de forças de todos — governos, atletas, sociedade civil, mídia e empresas, e as próprias crianças e adolescentes.
A realização dos megaeventos representa também uma grande oportunidade de envolvermos os adolescentes na discussão do legado que estes megaeventos podem deixar para a população, principalmente quando o assunto é a garantia do Direito ao Esporte seguro e inclusivo para cada criança e cada adolescente brasileiro e os riscos e oportunidades que estes megaeventos trazem em relação aos seus direitos.


Objetivos Gerais:

O Encontro se propõe a discutir:
1. O direito ao esporte seguro, inclusivo, solidário, atividade física e lazer com equidade, respeitando as diversidades de cada criança e cada adolescente e as políticas publicas de esporte voltadas para as crianças e os adolescentes;
2. O legado social e a participação dos adolescentes nos preparativos dos mega-eventos esportivos no Brasil: Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos/Paraolímpicos em 2016.
A intenção é sensibilizar e influenciar os gestores públicos para a utilização do conjunto de bens materiais e imateriais gerados a partir dos mega eventos na construção de uma “política de esporte para todos”.

Para quem:

O encontro será realizado com 200 adolescentes brasileiros de 14 a 17 anos:

• 178 adolescentes, moradores da cidade do Rio de Janeiro, porém de diferentes bairros da capital e/ ou cidades próximas;
• 22 adolescentes das 12 cidades sede da Copa do Mundo em 2014.

Os adolescentes serão preferencialmente do ensino médio ou dos dois anos finais do ensino fundamental, articulados por alguma ONG, iniciativa ou comunidade, e disponíveis para atuar em rede. De preferência terão alguma reflexão anterior sobre o tema do esporte. Serão incluídos também adolescentes com deficiência.
Os/as adolescentes do RJ serão selecionados de forma a garantir a melhor cobertura possível de todas as áreas do município. Todos os adolescentes serão previamente orientados e solicitados a trazer (ou enviar antecipadamente), para o encontro, informações relacionadas às oportunidades que têm de praticar esportes nos bairros/comunidades em que vivem, diferenciando oportunidades e problemas enfrentados. O material assim produzido será organizado e exibido em murais e projeções no espaço do encontro.

Objetivos específicos:

Mobilizar adolescentes, jovens e lideranças públicas para a importância do esporte seguro e inclusivo na vida e construção da cidadania;
• Disseminar ao adolescente uma visão do esporte seguro e lazer como direito, reforçando a responsabilidade dos gestores públicos no uso dos recursos;
• Estimular e contribuir para a construção de uma rede nacional de adolescentes pelo direito ao esporte;
• Abrir espaço político para a participação dos adolescentes brasileiros nos preparativos e definição do legado social dos mega-eventos esportivos e desenvolver atividades que envolvam os adolescentes na reflexão sobre as oportunidades e riscos que estes mega-eventos podem proporcionar;
• Influenciar políticas públicas, divulgando aos gestores públicos, por meio de manifestos/ vídeos, a opinião dos adolescentes quanto ao legado que os mega-eventos devem deixar nas cidades que recebem estes eventos e no país como um todo;
• Estimular os atores governamentais das cidades sede da Copa de 2014 a replicar localmente o encontro realizado no Rio de Janeiro.