Direto da Redação: Tábata Brito
Texto: Charles.Silva
Colaboração: Felipe Backx
Fotos: Foto Clube Alemão
Design Social F.C.A
Foi um grande desafio criar uma marca para uma outra instituição, em especial o convite foi feito pelo nosso querido Fotógrafo Dhani Borges, um dos Fundadores da ONG Foto Clube Alemão. Hoje temos a certeza que todas as vertentes do Coletivo Briza atuam também para o desenvolvimento de projetos e ações sociais. A criação da Marca F.C.A por nosso Departamento de Arte e criação, mostrou que o Design Social faz a diferença e está inserido em nossos objetivos desde sempre.
É de grande importância a materialização de uma idéia que propõe um processo de transformação na sociedade. Segundo a Design21 Social, Design Network, “rede de design social filiada a UNESCO”, Design Social é aquele Design que engrandece o bem, onde o bom Design é usado para um grande propósito, esta é a nossa tarefa.
Entendendo que cada passo no processo do Design é uma escolha que se perpetua em nossa comunidade, no mundo e na vida cotidiana. Estas escolhas são os resultados de idéias construídas, largas discussões e, mais importante, o desejo de se fazer o bem. Design Social é Design para todos nós”.
F.C.A
A marca F.C.A foi uma proposta muito interessante e desafiadora, criar uma identidade visual que fosse fortemente ligada ao Futebol nos trouxe expectativas. Entendemos que era uma oportunidade de apresentar o nosso trabalho, e fomos longe com a idéia. O nosso Design Felipe Backx, apaixonado por Futebol mostrou que hoje não somente atuamos na área de esportes como democratização, desde sempre trabalhamos a nossa veia artística, nossos membros atuantes se empenham por pequenos e grandes trabalhos. O Briza Arte, demonstra novamente a maturidade em outro projeto, com prazos curtos. “Trabalhar em equipe novamente no Departamento de arte e criação do Coletivo foi mais um aprendizado”, diz Charles Silva.
O desafio
Segundo Charles.Silva estudante de Design e entusiasta nos projetos que envolve parceria do Coletivo a outras instituições “ Só fortalece a união e a aproximidade do Briza com outras ONGs.
“Acompanhei todo o processo de criação da marca F.C.A, o desafio maior seria conseguir inserir uma marca forte de características vivas que todo o fotografo ou aprendiz pudesse identificar o símbolo na marca, com um grupo de fotografia. Bem original ,Felipe Backx seguiu o Brifieng e traçou o caminho da nova fase do Foto Clube Alemão, foi aprovado em nosso primeiro encontro com os dois fundadores da ONG, Bruno Itan e Dhani Borges que ficaram felizes e satisfeito com o resultado final, alem do mais, ficamos tão satisfeito quanto todos, participando desta nova fase do Foto Clube do Alemão.
A Marca F.C.A por Felipe Backx Coletivo Briza
"A proposta do trabalho era usar referências de times de futebol na criação de um brasão para o Foto Clube Alemão, pensei na criação da sigla F.C.A. com as letras entrelaçadas, o que é usado na identidade de muitos times de futebol. Para finalizar o escudo, utilizei a forma gráfica que surge com a abertura do diafragma da câmera. Gostei do resultado final que surpreendeu positivamente os diretores da ONG."
Felipe Backx
Foto Clube Alemão
O Foto Clube foi fundada por dois grandes amigos, Dhani Borges profissional na área de fotografia, e Bruno Itan um aluno dedicado com capacidade de um grande fotógrafo, a sua trajetória evidencia a força e a coragem de um jovem guerreiro.
Bruno Itan
Dhani Borges
Queríamos muito participar desta nova fase do F.C.A.Foi um presente ao Coletivo este convite, ficamos felizes quando Dhani Borges nos procurou para que o Coletivo desenvolvesse este projeto, foi uma forma de retribuir a colaboração desta dupla em alguns projetos do Briza, pelo o qual Bruno e Dhani foram colaboradores.
Quer saber um pouco mais sobre F.C.A e como você pode participar ?
Acesse a página Oficial Foto Clube Alemão
Nenhum comentário:
Postar um comentário