terça-feira, 17 de julho de 2012

Um ano Coletivo Briza


Direto da Redação: Tábata Brito
Texto:  Charles.Silvaa
                                                                                                                                Fotos:  Dhani Borges
Arte: Dpt.Arte Coletivo Briza 
 Felipe Backx e Charles.silva


Coletivo Briza Desde 2002 - Charles Fundador

 Tábata Brito - Vice Presidente Coletivo Briza

Um ano Coletivo Briza

Idealizado e coordenado por Charles Alexandre da Silva, skatista e morador do Irajá, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro,  afirma que o projeto demorou pra ter a missão concretizada, o projeto  era voluntariado e o próprio sendo voluntário na área esportiva e recreativa no extinto "Escola de Paz" manteu um projeto vivo, hoje também é  parceiro do Escola Aberta junto com *Ciep339, Charles não tinha a pretensão de tornar a missão em uma instituição até o ano de 2009 ao se inscrever na primeira edição do Nike Changer Games.



 Hoje o Coletivo Briza  tem  o skate como a  raiz, tudo iniciou há alguns anos atrás, de alguns meses para cá vem sendo um braço de outras vertentes, assim como uma árvore que finca a sua raiz e faz nascer muitos outros galhos firmes, entre eles estão as vertendes: Briza Surf, Briza Corre, XepadoBriza e Briza Arte envolvendo; Arte, Design e Comunicação.    A  maior iniciativa recente foi a democratização do Surf para Jovens e adultos com idade entre 15 á 28 anos que teve inicio no  semestre passado em parceria com a Nike do Brasil.    A primeira ação remunerada do Coletivo  foi com a vertente Briza Arte com a Nike 6.0 - que foi de extrema importância para a ampliação do projeto e normatização do mesmo - Elaboramos a criação de três estampas para bermudas da coleção de verão “Rio Surf” 2011, toda a ação fez com que projeto se tornasse no mês de Maio 2011 o "Coletivo Briza", uma organização sem fins lucrativos. 





Neste primeiro ano de intituição aprendemos muito com Briza,  após 1 ano em busca da sustentabilidade e estruturação do Coletivo, nossa meta vem sendo alcançada com o amor de um grupo de jovens que acreditam e desafiam conosco os  nossos objetivos e planos. Com isso a possibilidade de crescimento multiplicou, em meio a algumas dificuldades, tivemos mais impulso para não desistir, a fortaleza foi construída.  Com o apoio de Colaboradores, amigos, parceiros, familiares e membros fundadores conseguimos com muita determinação concluir uma das etapas mais importantes do Coletivo Briza.

Temos uma certeza: Somos vencedores.   O projeto Xepa do Briza (prêmio Nike Esporte pela Mudança Social 2009 - Nike Changer Games ) que iniciou toda esta história no ano de 2009 nos inspirou, o projeto foi desenvolvido em meio a uma série de dificuldades e também desafios, tivemos garra para continuar dando passoa largos em direção a vitória.

Xepa do Briza (shape verde) - Prêmio Nike Nike Changer Games

A Nike do Brasil nos motivou, em especial o departamento de acesso ao esporte, somos muito gratos a Alice Gismonti e Juliana Soares, com essa cumplicidade e apoio repensamos sobre a nossa missão no Briza justamente  com o acesso ao esporte que é o foco, hoje temos nossas metas já inseridas no próximo semestre de 2012, visando um crescimento de meninas em nossos projetos, assim atuando em gênero dentro de todas as vertentes do Coletivo Briza.  A REMS ( Rede Esporte pela mudança Social ) também nos fez amadurecer, crescer e aprender a dar passos importantes, como observadores participamos de eventos, ações e encontros da rede, fator determinante, passo forte, importante para a transformação e desenvolvimento positivo atual do Coletivo.
Com o auxílio do Vitor Barau "Presidente da REMS, formos indicados a profissionais para dar início a nossa instucionalização, nosso muito obrigado. Louvável o ato de nos receber e acreditar em nossos sonhos, um grande passo e muita firmeza. 






A nossa cara tem um nome.Fotógrafo destacado, fotografou o cenário do Skate por nove anos. Dhani Borges conheceu o Briza, acreditou na idéia e apostou, há quatro anos fotografa todas as vertentes do Coletivo Briza, para ele o Briza tem atitude e faz a diferença, em conjunto com a seriedade e o profissionalismo, com isso, tornou-se um grande amigo e parceiro, somando em idéias e comprometimento. Dhani é o fotógrafo Oficial do Coletivo e uma das pessoas que entrou pra somar e hoje faz parte do nosso time, não temos palavras para agradecer estes anos, o último com muitas ideias e ótimos resultados em nossas campanhas.O nosso agradecimento especial ao Dhani Borges.

A História do Briza

O Briza iniciou com apenas alguns obstáculos de skate nas dependências de uma escola "ciep339 Mário Tamborideguy"  mantemos a parceria até hoje, somos muito agradecidos a direção da escola, pessoas que jamais esqueceremos, Alcione Moura e João Carlos, também a equipe.
A cumplicidade de todos esses anos foi muito especial para o Coletivo, obrigada por nos abraçar calorosamente, por abrir as portas para  atividades, ações e ideias.   Hoje somos um Coletivo mais amplo para a troca de experiência e trabalho,  atuação e inclusão social.  De certa forma, o coletivo Briza sustenta todas as outras ações: Briza skate, Briza arte, Briza Corre e Briza surf.

Eu Charles.Silva  afirmo: "O esporte é essencial na vida de qualquer um, em qualquer idade,  ele nos traz bem estar e qualidade de vida, nossa região é carente de espaços e clubs que possamos acolher a pratica do skate e corrida. No Surf a democratização é uma grande conquista e o Briza tem feito o  papel de dar acesso e democratizar o esporte  a quem nos procura”.


Briza  no programa Escola de Paz 2002 -Unesco






Briza skate - Criando em 2002
Briza arte - Criando em 2006
Briza Surf - Criado em 2009
 Briza Corre - Criando em 2011






Nenhum comentário:

Postar um comentário